Gomes, um jovem talento que já discursou nas Nações Unidas, refere que o poder da comunicação era centrado pelo detentor de mídia antes da expansão da rede de computadores. Hoje cada pessoa conseguiu ter a sua própria rádio, editora, revista e player.
A mídia é pulverizada, no início da internet era concentrada basicamente em 6 grandes portais (2004). O grande propulsor deste advento foi o próprio algoritmo do Google que possibilitou que sites específicos terem uma maior relevância ao efetuarem uma busca sobre uma informação contida na rede.
O Empresário relata que atualmente 571 novos sites e blogs entram no circuito da rede por minuto. Realça que atualmente o Brasil possui 105 milhões de usuários conectados. E 90% deste total está inserido em pelo menos uma rede social. Hoje 86% dos blogueiros são considerados influenciadores de opinião. A mídia social é o lugar onde o internauta mais navega. E 79% dos usuários de internet usam blogs no Brasil. Afirma Gomes que somos o segundo lugar no mundo em acessos em redes sociais.
Os usuários usam conteúdo e produtos ao mesmo tempo. Cita como exemplo a premiação em 2005 em comunicação, sendo o primeiro veículo online a ganhar um prêmio desta natureza pelo seu fator de agregação de conteúdo e inovação, do blog The Huffington Post que formulou notícias através de posicionamento político em que atraiu milhares de pessoas.
É importante definir o público alvo e enviar o convite ao consumo apenas para este público. É preciso parar de fazer publicidade segmentada no veículo para uma forma de interação que se segmente sobre o perfil da pessoa. Hoje a Boo-box possui uma rede segmentada com mais de 500.000 blogs e sites com um total de 60 milhões de pessoas por mês.
Pastore transmitiu a visão do Facebook com foco nas agências de negócios de marketing. E citou dicas de como otimizar os investimentos da marca dos empreendedores no Facebook. Segundo o Diretor de Negócios o Facebook é mais que uma rede social é um canal de mobilização. O bem mais valioso que temos hoje é o tempo. Cada vez mais as pessoas estão conectadas na internet. Então a empresa Facebook está preocupada em saber o que está acontecendo no mundo real, pois carrega a percepção que o mundo é feito de histórias. Qual a relação das pessoas com quem você se relaciona? Quais as histórias que são contadas?
A empresa visualiza que cidadãos estão procurando informações sobre o que são importantes para elas. Ao todo a empresa possui no Brasil 87 milhões de usuários por mês, dentre os quais 63 milhões utilizam o Facebook via celulares. Todos os dias 1 em cada 4 brasileiros acessam o Facebook. Dos quais 35 milhões por dia só através de celulares. O diretor estima que 40% dos brasileiros acessam e usam o Facebook ao mesmo tempo representa 40% a mais que toda a audiência de rádio no país. Por dia o Facebook consegue conectar 2 vezes mais que a concorrência, quando faz menção ao Jornal Nacional da Rede Globo de tv, 1,3 mais que o UOL, 1,6 mais que a Globo.com e 1,7 vezes maior que o Terra.
Boa parte do acesso é por tablet, Smartphone e computador pessoal respectivamente. A empresa registrou 350 milhões de pessoas que falaram sobre o tema copa do mundo, num total de 3 bilhões de interações somente sobre a copa, sendo que 83 milhões delas somente no jogo de final da copa.
Segundo o diretor houve um compartilhamento expressivo dos Memes no jogo do Brasil x Alemanha em que o placar ficou 1 x 7 respectivamente.
A Empresa afirma que possui em sua base 82 milhões de usuários acima de 18 anos. Algo em torno de 50 milhões de negócios, 9,2 milhões de pessoas que têm filhos e 1,80 milhões de usuários declarados cuja procedência é o Distrito Federal. Enfatiza que o tipo de comunicação possibilita a fala de forma relevante. Cerca de 40% do tempo de navegação está no News Feed.
O diretor de negócios afirma que o Facebook sozinho não substitui a televisão, mas serve como um canal complementar de mídia.