Professores, alunos, gestores, pessoas com deficiência e técnicos de Educação Especial acompanharam a palestra Educação e família: unidos no processo de inclusão, no auditório do bloco A da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), nesta quinta-feira (21). O evento, promovido pela Gerência de Políticas de Educação Especial (GEDE), marca as discussões da Semana da Pessoa com Deficiência.
Durante a programação foram realizadas atividades que chamaram a atenção para a importância da acessibilidade e da inclusão dos alunos com necessidades especiais em toda a sociedade. Laíse Resende, coordenadora do Centro de Pro Integração Cidadania e Arte (Integrarte), debateu a temática durante o encontro, que também contou com a apresentação do grupo de maracatu Maracarte.
Albanize Gomes, gerente da GEDE, destacou as ações realizadas em torno da área, ressaltando a importância da presença dos pais no processo de aprendizagem dos estudantes. “Queremos chamar a atenção para este momento histórico de luta e desafios da inclusão. Atualmente, todas as nossas escolas estão preparadas para receber alunos especiais. O que queremos, hoje, é destacar a necessidade da união entre a família e a escola para um resultado exitoso”, ressaltou.
Aluna aplicada e um dos casos de sucesso da Escola Estadual Vidal de Negreiros, localizada em Afogados, Letícia Lima, deficiente auditiva, comentou seu dia a dia em sala de aula. “Na minha classe temos alunos normais, surdos e um autista. Estamos totalmente inclusos e nos damos muito bem. Não sinto diferença alguma no que diz a aprendizagem. Quando surge alguma dificuldade, temos a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que está sempre acompanhando nosso desenvolvimento.”
Presente ao evento, a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), Ana Selva, parabenizou os envolvidos na ação. “A SEE só se faz assim. Com gente, comunicação e integração. Estamos abrindo esta semana dedicada a pessoa com deficiência, mas na verdade, este é um trabalho que não se detêm apenas a esta semana. É um processo diário na perspectiva da inclusão e da acolhida”, finalizou.
Secretaria da Educação