
O Seminário de Desenvolvimento Regional e Ação Sindical da CUT – região Nordeste, serviu de palco para o lançamento oficial da
Plataforma da Classe Trabalhadora do Nordeste e de Pernambuco para as eleições de 2014, na tarde dessa terça-feira (26). O documento foi entregue à
Armando Monteiro, candidato ao governo de Pernambuco, na presença de lideranças políticas, sindicais e de movimentos sociais. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindisprev-PE, no Recife.
Na mesa do evento estiveram presentes, o coordenador de Mobilização Social da campanha de Dilma Rousseff, Jacy Afonso, a coordenadora da Escola Nordeste/CUT, Lúcia Silveira, o presidente da CUT Nacional, Wagner Freitas, o candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Teresa Leitão, o presidente estadual da CUT, Carlos Veras, o deputado estadual Manoel Santos e candidatos a deputado estadual, José Cavalcanti e Sérgio Goiana.
Armando Monteiro saudou a iniciativa das CUTs regionais em elaborar o documento com consistência e qualidade. “Essa plataforma reúne importantes pautas da classe trabalhadora, isso significa que a CUT fortalece cada vez mais sua ação sindical. Tenho consciência dos compromissos e responsabilidades que assumo diante a plataforma das eleições de 2014 e pretendo em conjunto com o movimento sindical CUTtista avançarmos em busca de novas conquistas”, assinalou.
A Plataforma da CUT tem como objetivo contribuir com a efetivação das politicas e projetos de ação coletiva que sigam a visão institucional, para que o candidato à eleição, na hipótese de eleito, assuma o compromisso de diálogo permanente com a classe trabalhadora. Por reconhecer a importância do documento, o presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas, afirmou “ela vai servir de base para que os governantes possam implementar políticas públicas que visam melhorias na qualidade de vida, na geração de emprego e renda, como também na inclusão social, e demais anseios da população.
Acatando um dos pleitos do segmento, Armando antecipou seu compromisso de criar a Secretaria de Agricultura Familiar no Estado, setor da economia pernambucana que representa, hoje, cerca de 2,5 milhões de trabalhadores no campo.
Além da secretaria, Armando Monteiro propôs construir um diálogo permanente do governo com os sindicatos e trabalhadores, para que juntos possam consolidar o melhor para Pernambuco. O petebista também prometeu olhar com responsabilidade a questão dos servidores públicos estaduais para corrigir as distorções existentes. Nesse ponto, o candidato a governador garantiu melhorar a remuneração salarial dos professores da rede estadual, que recebem um dos piores salários no Brasil. Em seu discurso, Armando Monteiro destacou que sua trajetória política sempre foi pautada pelo respeito à CUT e frisou que a central sindical tem um papel importante na construção do projeto de desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil. “Ao longo dos anos, a CUT cumpriu e cumpre papel de ampliar o diálogo e entender que agenda do País só avança quando constrói alianças”, cravou o petebista.
O presidente da CUT Pernambuco, Carlos Veras, complementou que “as plataformas (Nordeste e Pernambuco) entregues à Armando Monteiro tem uma visão ampla dos problemas que atingem os trabalhadores e trabalhadoras de um modo geral. A finalidade da proposta é fortalecer a participação popular no ciclo de políticas públicas, com foco nas cidades de 50 mil habitantes, visando a melhoria dos serviços públicos com controle social”.
com informações da Assessoria.