
(Glória do Goitá - Foto: Divulgação).
Folha PE
A 21ª biblioteca Indústria do Conhecimento do estado será erguida e funcionará na cidade de Glória do Goitá, na zona da Mata Norte. O convênio para o aval final da implantação ocorre na manhã desta terça-feira (26), na Câmara dos Vereadores do município. Estarão presentes na solenidade, juntamente com o prefeito da cidade, Zenilto Miranda, o superintendente Ernane Aguiar e também a diretora de operações do Sesi-PE, e Eveline Remígio.
Após os protocolos, o Sesi dará início à abertura da licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras, que devem ser concluídas ainda este ano. O Centro Multimídia da unidade, por sua vez, deverá ser inaugurado em 2015. A unidade vai oferecer para trabalhadores da indústria da região e comunidade dez computadores com internet gratuita, e acervo com mais de mil livros, CDs e DVDs e jornais atualizados, em acordo à proposta da Confederação Nacional da Indústria em oferecer educação continuada aos industriários, com projeto executado pelo Sesi em todo o País.
De acordo com o superintendente da entidade, Ernane Aguiar, Gloria do Goitá está em retomada na economia, motivada pelas atividades de duas indústrias recentemente instaladas, uma no setor alimentício e outra no setor automotivo e, para que essas fábricas não busquem mão de obra fora do município, o Sesi entra com esta contribuição para aumentar o conhecimento da população local.
Ele diz ainda que a direção regional do Sesi-PE, diante da necessidade de melhoria da qualidade da educação da mão de obra na indústria pernambucana, negociou a implantação de mais seis unidades da biblioteca Indústria do conhecimento em Pernambuco, na qual está contemplada a da cidade. Na região, há outra unidade localizada em Chã de Alegria. Entre 2008 e 2013, o Sesi-PE construiu e inaugurou 20 bibliotecas, na RMR, Zona da Mata norte e sul, no Agreste e Sertão. Atualmente, mais de 70.000 pernambucanos estão cadastrados como usuários dos Centros Multimídias.