
Depois de uma pausa em virtude do falecimento do ex-governador Eduardo Campos, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) retoma o programa Nenhuma Pernambucana sem Documento pelos municípios de João Alfredo (27/8), Passira (28/8) e Feira Nova (29/8).
A ação consiste na emissão de carteiras de identidade e certidões de nascimento e casamento e tem como objetivo incentivar a autonomia sociopolítica e econômica da população feminina, a fim de que as mulheres possam exercer plenamente sua cidadania. A expectativa é que em cada município sejam emitidas cem carteiras de identidade e mais cem certidões (casamento ou nascimento).
A campanha segue ao longo do mês de setembro. A campanha é uma parceria entre a SecMulher-PE, o Instituto Tavares Buril, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e as respectivas prefeituras.
Formação - Além da emissão dos documentos, a campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento também levou formação para agentes sociais de 57 municípios. Graças ao esforço da Gerência de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher-PE, as capacitações atingiram 1.500 agentes sociais que passaram a atuar como multiplicadoras depois de participarem das oficinas de gênero, cultura, natureza, cidadania e documentos.