Um ônibus que transportava aproximadamente 40 trabalhadores rurais do município de Lagoa Grande para uma vinícola Petrolina, localizadas no Sertão do Estado, tombou no Km 170 da BR-428, na início da manhã desta quinta-feira (14). De acordo com informações preliminares, um pneu do coletivo teria estourado e feito o motorista perder o controle do veículo.
Os passageiros afirmaram que tudo aconteceu muito rápido e que a maioria só entendeu o que aconteceu quando estavam já fora do ônibus, muitos deles, feridos. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) efetuaram o atendimento das vítimas, que foram encaminhadas ao Hospital Universitário de Petrolina, que anda não emitiu maiores informações sobre os feridos. Apesar do susto, não há qualquer registro de mortos.
O motorista, Manoel Francisco da Silva, de 38 anos, afirmou que não foi possível manter o controle do ônibus após o estouro do pneu. Manoel trabalha como motorista prestador de serviço à vinícola desde 2011 e disse que o veículo havia sido vistoriado há pouco tempo pela própria empresa e pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo de Petrolina (EPTTC). Segundo Manoel, o ônibus, apesar de não estar "100%", se encontrava em bom estado.
A Polícia Rodoviária Federal informou que, mesmo com a danificação do ônibus, equipamentos de segurança serão periciados, como os freios, tacógrafo e pneus para que seja feito um registro de ocorrência mais detalhado. Se for constatado qualquer irregularidade por conta do motorista, o mesmo será autuado.